A mudança

DE BELO HORIZONTE (MG)
ROBSON SALES

1523269_610722018981221_1400392344_o

A história de uma futura jornalista bacharel em direito

O jornalista é o observador da história em movimento”. Esta foi uma frase da Eliane Brum, que inspirou Fernanda Fonseca a traçar um novo trajeto em sua vida. Bacharela em direito, gosta de “contar e ouvir histórias”. Não acostumou com a rotina de advogada, entretanto a paixão pela área de humanas e a vontade de relacionar com as pessoas fez com que ela ingressasse no curso de jornalismo.

Quando teve o confronto ao invés de correr, eu fui pra frente, sem medo”

Ela acredita que a sua nova profissão oferece uma liberdade que possa auxiliar as pessoas. Com reportagens que possam ajudá-las a compreender melhor o mundo. A futura jornalista confia que o seu trabalho pode ser mais eficiente e interessante, caso tenha esta perspectiva em mente.

Em 2013, nas manifestações de junho, ocorridas no Brasil, talvez tenha sido seu maior desafio. Na época, era repórter no jornal laboratório de sua faculdade, seu primeiro estágio. Munida de câmera e gravador, foi pra rua, de frente pro combate: “Quando teve o confronto ao invés de correr, eu fui pra frente, sem medo”, conta. E foi ali que nasceu a certeza da carreira a seguir.

Literaturas fantasiosas ela dispensa, gosta do real. De biografias, crônicas, histórias que são possíveis de encontrar. Livros de jornalistas estão entre seus preferidos, pela especificidade dos fatos. Dentre seus autores favoritos está Caco Barcellos e, é claro, a sua referência, Eliane Brum.

Ao entrar na sala, atravessa todas as carteiras e senta na última fileira. Mas não se enganem: ela é vista pelos amigos como uma nerd. Fernanda também é representante de turma desde o primeiro período. Possui um forte espírito de liderança. Característica que nem ela mesma tinha conhecimento que possuía. Ela se descobriu no jornalismo, e talvez o jornalismo esteja descobrindo ela, trazendo à tona peculiaridades da sua personalidade nunca notadas antes, ou porventura enterradas, como o dom de liderar.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s