A voz que eu quero ouvir

 Construir sentido ao que se ouve é a rotina de um rapaz viciado em rádio. Para os apaixonados pelo som, ruído é letra.

DE BELO HORIZONTE (MG)
FERNANDA FONSECA

Foto 05-05-14 19 49 56

Para Robson, os fones de ouvido são uma extensão do próprio corpo

Desde a primeira transmissão de rádio realizada no Brasil, em 1922, durante a inauguração da Exposição do Centenário da Independência, quando o público ouviu o pronunciamento do Presidente da República, Epitácio Pessoa, e a ópera O Guarani ser transmitida diretamente do Teatro Municipal, o meio de comunicação se tornou queridinho dos brasileiros. O tempo passou e, de acordo com as enciclopédias, o rádio começou a perder prestígio no final da década de 1950, com a concorrência da televisão.

Mas para o estudante de jornalismo Robson Sales, de 20 anos, o rádio continua tendo papel de destaque, pelo menos em sua vida. Nela, as frequências das ondas curtas transportam muito mais que megahertz. Integram, misturam e revelam dois grandes amores do estudante: o esporte e a música.

A união desses temas sempre esteve tão presente na vida de Robson que foi fácil definir a escolha profissional. “Sou um cara tarado por rádio e o jornalismo foi uma forma que eu encontrei de ficar mais próximo do esporte”, explica. Dono de uma voz grave e bem colocada, o estudante investiu na paixão de garoto. Em 2012, fez um curso de locução na Escola de Comunicação Beth Seixas e pôde aprender com aquele que considera uma referência do meio em Belo Horizonte, o locutor Guino Carneiro.

“Sou um cara tarado por rádio e o jornalismo foi uma forma que eu encontrei de ficar mais próximo do esporte”

Já no primeiro ano de faculdade, trabalhou como voluntário em um Projeto de Extensão do Centro Universitário em que estuda, dando aulas de radialismo em uma escola pública da capital. Logo após, partiu para uma rádio comunitária no município de Nova Lima a convite de um amigo, onde ficou de novembro de 2013 a fevereiro de 2014, período em que participou de um programa musical.

Por falar em música, Robson se diz eclético. Mas o boné que usa com frequência e estampa o slogan “a rua é nóis” – nome de uma música do rapper Emicida – não o deixa mentir. Sua preferência é mesmo o rap. “Acho que eu já nasci gostando de rap. Eu escutei o primeiro aos quatro anos com um tio e não parei mais”, lembra. A música era ‘Diário de um Detento’, clássico dos Racionais MC’s, que estourou no final dos anos 1990 com o álbum ‘Sobrevivendo ao Inferno’ e disseminou o estilo para além da periferia.

“Quando eu escuto rap sinto minha alma vibrar, me sinto vivo”

Além dos Racionais, os grupos SNJ, RZO, Facção Central, e os cantores Thaíde e Tupac – o único rapper internacional que gosta – também integram a playlist do estudante. “Quando eu escuto rap sinto minha alma vibrar, me sinto vivo”, declara.

Para os entendidos, o rap inaugurou, de forma coletiva, o orgulho “perifa” e o orgulho “preto”. Robson conhece bem o significado dessa afirmação. “O nome já diz tudo. RAP quer dizer Revolução Através das Palavras. O essencial em uma letra de rap é a revolta com algum problema social”, ensina. Negro e morador de Sabará, região metropolitana de BH, Robson se sente representado pelas canções de resistência características do ritmo. “Eu vivo o rap, eu me vejo nele”, resume.

Ao falar sobre música, lembrou de MVBill. Segundo eles, o rap ainda é muito discriminado e, por isso, é preciso ter orgulho do estilo. “Já sofri preconceito por gostar de rap e fui questionado por ir a locais onde a música é tocada”, conta.

Frequentador do Duelo de MC’s – projeto desenvolvido pelo Coletivo Família de Rua no Viaduto Santa Tereza – Robson lamenta a interrupção de um de seus programas favoritos. Para ele, a culpa é da Prefeitura, que deixou órfãos os entusiastas das batalhas de rimas, após o início de obras que interditaram o viaduto, “casa” dos movimentos sociais na capital.

 

Leave a Reply

